sábado, 28 de abril de 2012


Um modelo pra lá de charmoso feito reciclando pneu de caminhão, vocês já conferiram no artigo anterior. Se você tem habilidades com fibras, pode meter a cara no projeto de revestir seu pneu trançando o material que você domina. Se não é a sua praia, pode se inspirar na dica do site Bem Simples, que ensina a fazer esse pufe de pneus, revestindo com tecido. Veja como é mesmo simples:
Material

o    2 pneus de carro aro 13

o    Furadeira
o    Espuma fina de poliuretano de 1,00 x 1,75m
o    3 parafusos
o    Feltro macio, plush ou outro tecido de 1,80 x 1,00 m
o    6 arruelas de metal
o    Fleece (tecido de fibra térmica)
o    3 porcas
o    Círculo de madeira prensada de 35 cm de diâmetro e 1 cm de espessura
o    Grampeador de parede
o    Papelão com 35,5 cm de diâmetro e 1 mm de espessura
o    Grampos
o    Cola universal ou cola de contato
o    Linha de algodão grossa





Prenda um pneu no outro internamente, fazendo três furos equidistantes com a furadeira nas laterais internas dos pneus de forma que os furos coincidam. Passe os parafusos e prenda com as porcas e arruelas.



















Envolva os pneus com a espuma e vire as sobras para o centro.Use a cola para fixar e depois grampeie por dentro, na parte inferior e na superior. Repita a operação com o tecido. Com a linha de algodão faça uma espécie de costura interna das bordas do revestimento, de alto a baixo para reforçar.



















Forre a madeira que servirá de assento com o fleece e depois a espuma e cole virando as beiradas para o outro lado. Grampeie para deixar bem firme.Cubra com mais uma camada de espuma e depois com o tecido e fixe da mesma forma. Dê acabamento colando no avesso o recorte de papelão.



















Coloque o assento centralizando num dos orifícios do pneu e fixe com



a cola universal.






O pufe não tem segredos, basta fazer todo o processo com capricho. Mas para deixá-lo especial a minha dica é usar tecidos legais que possam compor de um jeito alegre com os seus móveis. Que tal usar chitão, por exemplo? Ou retalhos, ou ainda cobrir com uma capa feita de flores em crochê? Nossa, pensei em mil idéias. E você? Me manda suas dicas.